Fados ao Piano
FÁBIA REBORDÃO NO FÓRUM CASTELO BRANCO

No próximo dia 4 de Novembro, às 21H00, Fábia Rebordão sobe ao palco no Forum Castelo Branco (Piso 1) para um concerto com entrada gratuita, inserido nas comemorações do 10º aniversário deste centro comercial.

Fábia Rebordão, junta-se à festa do Forum e brinda os presentes com um repertório do novo fado e música de cariz mais popular, embora com uma roupagem bastante atual e contemporânea, com o toque de irreverência a que a prima de Celeste Rodrigues (irmã de Amália Rodrigues) já nos habituou.

O concerto encerra com “voz de ouro” os cinco dias de festa (31 de outubro a 4 de novembro) do Forum, com o mote “10 anos a celebrar Castelo Branco”.

Antes (ou depois do concerto) o Forum convida a descobrir alguns dos seus espaços “vestidos a rigor” para a festa de aniversário com peças únicas das coleções de Bordado de Castelo Branco.

Uma exposição colaborativa em parceria com a Câmara de Castelo Branco, enquanto tutela das entidades museológicas e interpretativas da região, em homenagem a um dos ex libris da região, o bordado.

No final do concerto, os parabéns ao Forum cantam-se a uma só voz, a de Fábia Rebordão e a do público presente.
m programa ideal para a noite de sábado com a família e/ou entre amigos na companhia de Fábia Rebordão.

in «Beira Baixa TV», 21/10/2018

Fábia Rebordão é unanimemente considerada uma das vozes de referência do fado novo.

Em vésperas de editar o seu segundo álbum de originais, Fábia Rebordão apresenta-se ao público com uma imagem renovada e com a certeza de que o ano de 2016 será mais um marco na sua carreira.

Nasceu em Lisboa a 28 de março de 1985. Aos 15 anos, apaixona-se pelo fado, pela voz de Amália Rodrigues, de quem ainda é prima, e começa a cantar profissionalmente nas casas típicas de alfama, nomeadamente Taverna do Embuçado, Clube de Fado, entre outras.

Embora o fado seja a grande matriz da sua paixão pela música, as suas influências musicais são diversas e vão da soul, à bossa nova, à morna, ao blues ou ao jazz.

É esta versatilidade que leva Fábia a participar na segunda edição da “Operação Triunfo”, da qual é uma das finalistas e onde o seu nome se torna conhecido do grande público.

Em 2010 é convidada pelo cantor italiano Vinicio Capossela para fazer uma participação no seu concerto e atua no HIFA FESTIVAL no Zimbabué, considerado um dos 5 festivais mais importantes do mundo.

Em 2011 lança o seu disco de estreia produzido pelo cantor/compositor/produtor Jorge Fernando, que conta com a participação de Lura, cantora cabo-verdiana, e com a Fadista Celeste Rodrigues. Um marco gigante na história do Fado.
No mesmo ano atua na grande e emblemática sala nova iorquina “Carnegie Hall” e é convidada da grande fadista Mariza para atuar consigo em dois grandes concertos em Belgrado e Budapeste.

Em 2012 é distinguida pela fundação Amália com o prémio Revelação Amália Rodrigues e o conceituado Jornal Expresso considera-a uma das 50 personalidades revelação do ano.

Entre palcos nacionais e internacionais, o ano de 2016 marca o regresso de Fábia Rebordão aos discos.

A produção do novo álbum de inéditos é assinada mais uma vez por Jorge Fernando, mas com New Max e Hugo Novo. Para além de composições da própria artista, tem a colaboração de Rui Veloso, Jorge Fernando, Dino d’Santiago, Tozé Brito e Pedro da Silva Martins na autoria dos temas.

Um disco que tem a alma de fado, mas que congrega as diferentes referências musicais da artista, numa identidade sonora muito própria.

 

 

No comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>